terça-feira, 8 de abril de 2008

Destaque: Nasceu a grande urbe do Douro

As cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego assinaram na passada sexta-feira dia 4 um primeiro contrato com vista à transformação das três cidades numa grande urbe, com 100 mil habitantes. num processo designado por "Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro".

O secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão recordou que "a capacidade de competitividade é um factor de coesão territorial, e esta grande urbe passará a constituir um contraponto face à área metropolitana do Porto". O governante garantiu que "o Douro ocupa um lugar muito central para este governo", e considera que "vai concerteza haver projectos de qualidade que serão apoiados por verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional".
Recorde-se que este projecto, que visa apostar em quatro vectores principais identidade, sustentabilidade, competitividade e inovação, foi um dos cinco (entre 26 candidatos) que mereceu já um apoio da Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, de 100 mil euros, no âmbito do Programa Polis XXI. Tem como outros parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Associação Empresarial de Lamego, a Associação Comercial e Industrial de Peso da Régua, a Associação Comercial e Industrial de Vila Real, e Associação Empresarial Nervir.

De entre os projectos concretos já previstos, contam-se uma rota do património, uma carta de equipamentos culturais, um observatório económico e social, a criação de um laboratório de ideias e projectos e a plataforma intermodal da Régua.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, recordou que "a primeira vez que se falou nesta ideia foi há mais de 17 anos, no tempo do ministro Valente de Oliveira", e culpou sobretudo "as más acessibilidades pelo fracasso até agora na concretização. Questão agora solucionada com o corredor físico que é a A24", concluiu.
Ver Ermelinda Osório em JN 05.04.2008

Sem comentários: